((V)) Forum de Servidores Públicos realizou o 1º Debate com candidatos a prefeito de Fortaleza em 14 de agosto de 2012

O Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público foi lançado, na tarde de terça-feira (29/05), durante audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará. 

Atualmente os servidores estaduais são representados pelo FUASPEC, e P. Queiroz, um dos Coordenadores do FUASPEC e Presidente da associação dos Praças da PM e BM do Ceará - ASPRAMECE e Presidente Nacional de Praças Militares Estaduais - ANASPRA, destaca que a iniciativa do Ceará em unificar mais ainda a luta com os servidores federais só vem a fortalecer, mais ainda a luta de diversas categorias que antes lutavam sozinhas e o novo Forum que agora se estabelece vem a aglutinar a categoria "servidor público" num Forum de discussões de alcance nacional, salintando que os militares estaduais foram pioneiros nessa iniciativa, fundando a ANASPRA, que conglomera associações de militares em todos os estados o que possibilitou chamar a atenção para problemas desses servidores que só se resolvem na esfera federal.

A deputada Eliane Novaes (PSB), que solicitou o debate, destacou a importância do Fórum para unificar os servidores públicos federais, estaduais e municipais.

A parlamentar lembrou que ela mesma é funcionária pública e ressaltou a necessidade da união dos servidores em torno das principais reivindicações da categoria, “como a melhoria das condições de trabalho”. Eliane também  enfatizou a luta contra a terceirização: “O servidor efetivo tem um perfil diferenciado, mais qualificação e compromisso com sua atividade”.

O economista Marcelo Lettieri, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), disse que o principal objetivo do Fórum é unir servidores nas três esferas para mostrar à sociedade a importância da valorização do serviço público. “Esse é um papel do Estado e não há como ter serviço de qualidade sem salário justo e melhores condições de trabalho”, afirmou Lettieri.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público federal no Ceará (Sintsef-CE), Luciano Filgueiras, destacou a necessidade de mudar a visão que a população tem do funcionário público. “Muitas vezes o servidor é responsabilizado pelo mau atendimento, mas na verdade o problema vem da carência de funcionário e do acúmulo de trabalho”, disse Luciano.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sindait/CE), Hugo Moreira, ressaltou que “a função do serviço público é servir à sociedade, mas os servidores são menosprezados. “O serviço público brasileiro é de má qualidade porque há carência de pessoal, de recursos e de equipamento”, afirmou Moreira.

Também participaram do evento a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele; a auditora fiscal da Receita Federal Maria Liduína Ribeiro e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central Sindical e Popular (CSP), do Fórum dos Servidores Públicos do Estado do Ceará - FUASPEC, do Sindicato dos Docentes da UFC (ADUFC) e de diversas outras entidades.

A Transmissão

A transmissão foi feita pela Equipe de Robson Ribeiro Produções e Ceará Vermelho em parceria com os sites SuaRádioTV e Hudson Clédio - Ceará Vermelho e SoucidadãO .


Veja Também